Seguidores

Quem somos nós?

Tavares, Rio Grande do Sul, Brazil
Amigas e colegas que adoram a cidade onde moram e resolveram mostrar as belezas da nossa cidade fazendo uma leitura do nosso mundo!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PRÁTICA LEITORA MULTIMIDIAL

TRABALHANDO A INTERTEXTUALIDADE


Objetivo: Em uma sociedade em que prevalece o “ter”, o “ser” fica esquecido; por isso, existe a necessidade de refletir sobre a valorização do ser humano e fazer valer o sentimento maior, que é o “AMOR”.

Público: alunos do Ensino Médio (jovens e adultos).

Tempo: 5 períodos de 50 minutos cada (1 semana).

Área de abrangência: Língua Portuguesa

Desenvolvimento:

1ª. etapa: Conversa informal com os alunos sobre o tema”AMOR”
2ª. etapa: encaminhar os alunos para a biblioteca, para uma pesquisa sobre os diferentes tempos em que se escreveu sobre o tema, sugerindo uma das cartas do Apóstolo Paulo aos Corintos “HINO AO AMOR”; Os Lusíadas, poema “AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER”, de Luís de Camões.

3ª. etapa: encaminhar os alunos para a sala de informática para assitirem ao vídeo de Renato Russo com a canção “MONTE CATELO”.

4ª. etapa: distribuição do material didático aos alunos - os textos literários que seguem abaixo.

Primeira carta de São Paulo aos Coríntios; cap. 13

HINO AO AMOR

Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.
Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.
O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.
Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.
Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.
Por ora permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.

AMOR
Luís de Camões
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?
http://pensador.uol.com.br/frase/MTY2OTM/

Monte Castelo

Renato Russo

Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.
Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria.

http://letras.terra.com.br/renato-russo/

5ª. etapa: Proposta de trabalho aos alunos: produção de um texto dissertativo-argumentativo opinando sobre o tema trabalhado.

Avaliação: Os objetivos propostos serão atingidos se os alunos participarem ativa e reflexivamente no desenvolvimento da proposta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário